Você sabe a diferença entre Foliculite e Pseudofoliculite? - Depil Bella - Depilação, Beleza e Autoestima. Supreenda

Você sabe a diferença entre Foliculite e Pseudofoliculite?

Grupo Bioclean realiza doação d 4 mil unidades de Álcool Gel para a Catedral Anglicana de São Paulo
28/07/2020
Conhecendo as Ceras Hidrossolúveis Depil Bella
11/03/2021
diferença entre Foliculite e Pseudofoliculite

Foliculite e Pseudofoliculite?


diferença entre Foliculite e Pseudofoliculite
Esta é uma dúvida que muitos profissionais de depilação tem. E você sabe a diferença entre Foliculite e Pseudofoliculite? Nós te explicamos.
A Pseudofoliculite é o nome científico que se dá ao pelo encravado, que consiste naquele que tem dificuldade de atingir a superfície da pele, e devido a obstrução do óstio folicular, enrola-se sobre si. O pelo nasce e retorna para o folículo piloso, podendo até mesmo desenvolver um processo inflamatório na região.
Diversos fatores podem provocar o encravamento dos pelos, como a depilação com ceras, por exemplo, isso porque, quando extraímos os pelos pela raíz pode haver um enfraquecimento dessa estrutura durante sua formação, sendo assim não consegue ultrapassar a barreira epidérmica (barreira da pele).

Então a depilação com cera deve ser evitada?


Nãoooo! O depilador de hoje é um agente de saúde sendo assim se torna responsável em cuidar da pele do cliente, bem como indicar os cuidados essenciais no pós depilatório. Claro que sempre com muito estudo e pesquisas para se especializar cada vez mais.

Outro exemplo muito relevante no processo de pelos encravados (Pseudofoliculite) e que o profissional deve estar bem atento nos cuidados com a pele, é quando ela se encontra ressecada. O ressecamento da pele também é uma das causas de encravamento de pelos, principalmente das pernas, que já é naturalmente mais seca devido à pouca produção sebácea. Nesse caso, a depilação com ceras pode ser realizada, mas com um cuidado maior no pré e pós-depilatório, que deve ter uma análise assertiva do profissional depilador na escolha da preparação da pele, como na escolha do pré-depilatório por exemplo, nesse produto deve conter substâncias que além de remover as sujidades, irão também preparar a pele para receber o procedimento depilatório, tais substâncias além de antissépticas tem ação suavizante e hidratante, já nos cremes e géis pós depilatórios é importante ter ativos com ação calmante, hidratante e anti-inflamatória. Certamente a inclusão de princípios ativos com essas funções irão auxiliar na saúde da pele do cliente. E a Depil Bella é a marca de depilatórios que oferece toda essa amplitude de princípios ativos em suas linhas de cosméticos.
E para ter mais sucesso nos cuidados com a pele do cliente, não podemos deixar de orientá-los sobre a esfoliação que deve ser realizada uma vez na semana e a hidratação diariamente, prevenindo assim o aparecimento de pelos encravados.

Foliculite

A foliculite é uma infecção bacteriana do folículo piloso, normalmente causada por uma bactéria denominada Staphilococus aurius. Tal infecção se desenvolve a partir de um desequilíbrio da flora natural da pele, apresentando-se por pústulas brancas ou amarelas (semelhante a uma espinha) e hiperemia (vermelhidão) na região. A invasão dessas bactérias pode se dar por diversos fatores como traumas persistentes por roupas apertadas e contaminadas, pela umidade causada por suor excessivo na região e até mesmo depilação com lâminas ou ceras depilatórias.

A infecção, quando é superficial, forma pequenas espinhas com ponta branca, em um ou mais folículos. Alguns casos não apresentam pus, apenas vermelhidão e sara sozinho. Os casos mais profundos apresentam pontos de pus e podem causar coceira e dor, devendo ser tratado por um médico especialista.
A depilação com cera nesses casos é totalmente contra indicada enquanto permanecerem as lesões, lembrando sempre que podemos apenas realizar a depilação com ceras se a pele estiver saudável.

Tipos de Foliculites Superficiais


  • Foliculite Estafilocócica: é tipo mais comum. Como citado anteriormente, causada pela bactéria chamada Staphylococcus aureus, ocorre quando os folículos pilosos são infectados por eles. Os sintomas variam de coceiras, vermelhidão local e pus, em qualquer parte do corpo. Os estafilococos residem na pele o tempo todo, são bactérias pertencentes a flora natural da pele, mas quando ultrapassam a barreira da epiderme, podem causar problemas quando entram no corpo, isso pode ocorrer por meio de um corte ou outro ferimento, e até mesmo na depilação com cera depilatória se a pele não estiver devidamente higienizada.

  • Foliculite por pseudomonas (foliculite da banheira quente): as bactérias Pseudomonas aeruginosa proliferam em ambientes aquáticos que possuem níveis de cloro e o pH não são bem regulados, tais ambientes como piscinas e banheiras de hidromassagem são favoráveis a essa contaminação. A infecção aparece entre oito horas e cinco dias após a exposição à bactéria. As características são de erupções vermelhas que coçam e, mais tarde, bolhas com pus também podem aparecer. Áreas que ficam úmidas por mais tempo são as mais propensas à infecção, como as cobertas pela roupa de banho.

  • Pseudofoliculite: São pelos encravados que causam inflamação dos folículos pilosos em determinadas regiões. Os pelos raspados ou depilados com cera quente, ao crescerem, podem se curvar e voltar para o interior da pele. Afeta principalmente homens, na face e pescoço. Mas afetam mulheres também nas regiões de virilha, rosto e pernas.
    Este processo leva à inflamação e, às vezes, geram cicatrizes.

  • Foliculite Ptirospórica: comum em adolescentes e homens adultos, é causada por um fungo que causa espinhas, pápulas avermelhadas e coceira. Pode acometer o dorso, tórax anterior, o pescoço, ombros, braços e face.

  • Foliculite profunda: que atinge todo folículo piloso.

Existem diversas foliculites profundas, porém abordaremos apenas uma delas nessa matéria, por se tratar da mais recorrente.
Furúnculos e carbúnculos: São infecções mais profundas no folículo piloso causadas por bactérias estafilocócicas. Normalmente, se inicia repentinamente como pápulas vermelhas e doloridas. A pele circundante também pode estar vermelha e inchada. Evolui para pus e cresce gradualmente, tornando-se cada vez mais dolorida. No estágio final rompe e pode drenar secreção purulenta. Lesões menores costumam curar sem deixar cicatrizes. O carbúnculo é um aglomerado de furúnculos que, muitas vezes, ocorre na parte de trás do pescoço, ombros, costas e coxas. São infecções mais profundas e graves do que um único furúnculo. Quase sempre deixam cicatrizes.

Queridos depiladores, diante de todas essas informações podemos entender cada vez mais que depilação não é apenas beleza, mas trata-se também de bem-estar e saúde.

Luana Batista
Coordenadora Técnica Depil Bella

Conheça os produtos que podem auxiliar na prevenção da Foliculite!

 
 

Você ainda tem dúvidas sobre a Foliculite e Pseudofoliculite ou quer aprender a tratar e previr? Conheça os Cursos Depil Educa!

Depil Educa: Cursos Profissionalizantes para Depiladores



12 Comentários

  1. Adriana disse:

    Que artigo perfeito, muito obrigada por compartilhar tantos conhecimentos .Vou já fazer um post bem legal e publicar.

  2. Regina Maria Pereira Damião disse:

    Amo os produtos Depil Bella,a cera é muito boa,o óleo removedor de cera,additrigente, todos os produtos são maravilhosos.

  3. Morgana Rita Garcia de Sousa disse:

    Quero comprar o esfoliante corporal, como faço ?

  4. Ana Maria Felipe disse:

    Sou depilara profissional a nove anos e instrutora ministro cursos de depilação só uso e índico produtos da Bela. são os melhores.

  5. Daiane leite da costa disse:

    Quero saber mais sobre o curso
    Ja trabalho a muito tempo com depilação,Quero me aperfeiçoar mais

  6. Viviane Aparecida Vieira disse:

    Amei as informações gostaria de saber sobre o curso…

  7. Deciene Dias de Oliveira disse:

    To com foliculite na cabeca ja usei pomada ja usei cetoconazol uso sabao de coco nao ta resolvendo o que debo fazer. Será que e sres ou ansiedade?

  8. NOELI disse:

    Só pra dizer q Essas informações são muito enrriquecedoras pra nós Profissionais da área obrigada

  9. Juliana Brogini Ferreira Brogine disse:

    Amei a informação. Obrigada
    Espero receber mais conteúdos bons

  10. CAMILA DANTAS disse:

    Só o adstringente pre depilatorio pode evitar isso?ou tenho que limpar com sabonete também antes?

  11. Mary disse:

    Qual o protocolo usado pra foliculite e pra pseudofoliculite?
    Quero usar em minha cabine e tbm orientar as clientes em homecare

  12. Camila disse:

    Amei esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *